ESTUDANTES VIVENCIAM AULA DE HISTÓRIA EM PROJETO PEDAGÓGICO
Estátuas, ruas, casarões e outros pontos que fazem parte da história
de Cuiabá, e que na correria do dia-a-dia passam despercebidos pelas
pessoas, fizeram parte de uma aula de campo promovida pela Escola
Estadual Tancredo Neves. Para fomentar o conhecimento e levar aos alunos
um pouco mais sobre a história da capital mato-grossense, a escola
realizou o projeto “Caminhando pelo Centro Histórico”. Pelo menos 35
alunos do 2° Ano da Educação de Jovens e Adultos participaram desta aula
de campo.
A atividade desenvolvida por professores de História e Sociologia com
objetivo de possibilitar o entendimento sobre a cidade que vivencia
todo dia, mas que não é percebida com olhos do passado. Segundo o aluno
Marcelo Emanuel Messias Souza, a aula foi muito importante. “Eu até
conhecia muitos dos pontos visitados. Porém, não sabia qual era o
significado de cada um. Os professores falaram um pouco da história de
cada um dos lugares. Eu mesmo trabalhei próximo a estátua dos
Bandeirantes e não sabia o que era, achava até estranho. Acho esse tipo
de aula muito interessante e que nos chama a aprender” diz o estudante.
Segundo o professor de História Pedro Félix, o objetivo foi
demonstrar aos alunos determinados pontos históricos e turísticos de
Cuiabá, desde sua origem, a fatos que marcaram a História desta cidade.
“A caminhada começou em frente às estátuas da avenida Coronel
Escolástico, que representa o simbolismo do nosso cordão umbilical entre
São Paulo e Mato Grosso, bem como o contato com o indígena e o negro.
Praça Alencastro, igreja de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, e
outros pontos foram visitados” diz o professor.
A diretora da escola destaca que a atividade já foi desenvolvida no
ano passado, e devido o resultado positivo resolveu estender mais este
ano. “Os alunos aplaudiram a iniciativa da escola e perceberam que a
teoria acontece a partir da prática. Que a história é um processo que se
inicia no antes, passando pelo agora e culminando no depois” diz a
diretora Márcia Jamil.