ESCOLAS ESTADUAIS DE MATO GROSSO SE PREPARAM PARA O PROJETO VOTO CONSCIENTE

Cinco escolas de Cuiabá e Várzea Grande, além de unidades instaladas no interior do Estado, participarão em 2012 do Programa Voto Consciente - idealizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) e executado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT).
“Neste ano teremos mudanças. A adesão das escolas será voluntária e as ações serão estendidas a municípios do interior, como em Tangará da Serra, Rondonópolis, Barra do Garças, dentre outros”, explica a técnica da Coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc, Telma Peres. Só podem participar das atividades as unidades escolares que ofertem o Ensino Médio. Já na próxima semana serão definidos os critérios para que as unidades possam aderir a proposta.
O programa possibilita o envolvimento da comunidade escolar em uma eleição e tem como objetivo  despertar nos jovens estudantes a consciência cívica; o fortalecimento da cidadania, da ética, e da democracia.  Funciona ainda com um estímulo a participação política consciente, livre e democrática.
Com a ajuda de uma  Comissão (formada por servidores da Justiça Eleitoral e Seduc) os professores formarão grupos de estudantes que representarão partidos políticos e terão de defender os ideais propostos para cada sigla. Vão concorrer em 2012: o Partido da Ética e Cidadania (PEC), Partido do Respeito às Diversidades (PRD), Partido da Cultura, Esporte e Lazer (PCEL), Partido da Educação e Meio Ambiente (PEMA), e o Partido do Direito à Vida e Saúde (PDVS). Eles serão compostos, obrigatoriamente,  por cinco estudantes que ocuparão os cargos de presidente, vice, 1º secretário, 2º secretário e tesoureiro.



O período de campanha – que contará com debates entre os candidatos para socialização das ideias, fóruns, além de visitas a sede do TRE e palestras dos profissionais da Justiça Eleitoral – se dará no período de maio a agosto.
A eleição, conforme cronograma previamente estabelecido, será realizada no período de 15 a 17 de agosto de 2012. Haverá emprego de urnas eletrônicas, bem como o treinamento para todo os mesários quanto a  operacionalização dos equipamentos e checagem da documentação de cada um dos votantes. Só poderá participar do pleito aqueles que tiveram feito um cadastro eleitoral.
"A  Seduc orienta todo o processo pedagógico. As discussões propiciadas pelo Programa são muito ricas e envolvem todas as disciplinas. Cada grupo tem de debater suas ideias, suas propostas. No ano passado, pelas atividades propostas, os alunos levaram a discussão para a comunidade do entorno da escola. Após a eleição é feito o processo de diplomacia e o Partido eleito terá de zelar pelo que defendeu".
Serviço
Mais informações podem ser obtidas com a professora Telma Peres no e-mail: telma.peres@seduc.mt.gov.br

PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente do Grêmio Estudantil Neuza Gabrielly Silva está entre os quatro estudantes de MT, pré-selecionados para Parlamento Jovem 2018

CÂMERAS FLAGRAM SECRETÁRIO DE FINANÇAS DE BARRA DO BUGRES RECEBENDO PROPRINA DE EMPRESA DE MEDICAMENTOS

ESCRITORA MATO-GROSSENSE MARTA COCCO PARTICIPA DE RODA DE CONVERSA NA EE 7 DE SETEMBRO