INTEGRANTE DO GRÊMIO ESTUDANTIL TEM PROJETO SELECIONADO PELA SEDUC E CONCORRE A PARLAMENTAR DO PJM 2016
Duas estudantes do interior de Mato
Grosso foram selecionadas pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer
(Seduc-MT) na primeira fase do Programa Parlamento Juvenil do Mercado
Comum do Sul (Mercosul). Nicole Ferreira Ribeiro, de Rondonópolis, e
Estela Maria Vasconcelos Fronsak, de Barra do Bugres, escreveram
projetos a partir do tema “O Ensino Médio que queremos” e foram
escolhidos considerando os critérios originalidade, justificativa,
relevância para a comunidade escolar, viabilidade de realização,
linguagem e estruturação, predefinidos pelo Ministério da Educação
(MEC).
Os
projetos “Escola e maternidade na adolescência: melhorando a qualidade
de vida das mães e grávidas na escola”, de Nicole, e “A escola como
espaço de inclusão e socialização: um salto sobre as barreiras da
sociedade”, de Estela, contemplam a realidade local, abrindo espaço para
diálogos e discussões sobre temas da educação e o protagonismo juvenil.
Tendo
como orientadora a professora Carla Regina Cardoso, o projeto
desenvolvido por Nicole começou após a jovem identificar três mães
adolescentes e quatro jovens gestantes na unidade escolar.
A
professora, que leciona História, explicou em sala de aula como o
trabalho deveria ser construído, as normas da Associação Brasileira de
Normas Técnicas (ABNT) e prazos. “A Nicole teve a ajuda de um colega que
será pai em breve. Ele dividiu as dúvidas e angústias com ela, e juntos
começaram a pensar e coletar informações na internet e em entrevistas
na escola”, lembra Carla.
A
estudante do 2º ano do Ensino Médio tem apenas 15 anos e explicou que a
convivência com o colega de sala, prestes a viver a experiência da
paternidade, despertou a curiosidade em saber mais sobre a mudança de
rotina na vida desses jovens e também das gestantes. “Assim, eles
formularam um questionário para as colegas grávidas ou mães matriculadas
na escola”, informa a professora.
Entre
as necessidades detectadas estavam a alimentação mais espaçada que o
ideal durante a gestação, atividades físicas apropriadas, palestras
sobre saúde e cuidados com o bebê e o próprio corpo e até repensar as
regras sobre saída da sala, para evitar constrangimentos em caso de
enjoos ou das idas constantes ao banheiro. “Todas essas medidas têm o
objetivo comum de evitar a evasão escolar”, destaca Nicole Ribeiro.
A
coordenadora pedagógica da escola, Giseli Matos, argumenta que a
iniciativa dos estudantes deve transformar a realidade da comunidade
escolar. Já foi marcada uma reunião com o Conselho Deliberativo da
Comunidade Escolar (CDCE) para que o projeto de Nicole seja incluído no
Projeto Político Pedagógico (PPP) de 2017.
Inclusão
O
outro trabalho selecionado, da estudante Estela Maria Fronsak, vem da
Escola Estadual 07 de Setembro, do Distrito de Assari, 22 quilômetros
distante de Barra do Bugres.
Aluna
do 2º ano do Ensino Médio, Estela, que tem 16 anos, mudou-se
recentemente para o distrito. Devido ao excelente desempenho acadêmico,
ela foi convidada a participar do Grêmio Estudantil, e depois, no
próprio grupo, começou a desenvolveu o projeto para o Parlamento Juvenil
do Mercosul.
A
menina comenta que já havia se sensibilizado com o tema por ter um
amigo cadeirante. Assim, na nova escola encontrou no Grêmio e nos
professores o apoio para a pesquisa. “Fui identificando que a unidade
necessita de mais rampas, barras laterais e material pedagógico em
Braille - um processo de escrita e leitura baseado em símbolos em
relevo”, aponta.
O
professor orientador do projeto, Gilmar Santana Neves, que é pedagogo e
atua na biblioteca da escola, frisa que a ideia do projeto surgiu das
inúmeras conversas com a jovem. Juntos perceberam que a necessidade da
unidade é ampliar a inclusão dos estudantes com múltiplas deficiências.
Gilmar
está feliz com a seleção do projeto e diz que a escola preza pelo
protagonismo juvenil, tanto que os dois últimos embaixadores do
Mercosul, selecionados em 2012 e 2014, são da unidade. “Sempre
incentivamos a participação em projetos que tragam benefícios para a
comunidade escolar. A participação ativa, construtiva e solidária do
aluno faz com que ele se envolva na solução de problemas reais na
escola, na comunidade e na sociedade”, afirma.
Eleição
A
segunda etapa do processo eleitoral para a escolha dos parlamentares
juvenis do Mercosul será uma votação online. A plataforma e o período de
votação ainda serão divulgados. Os candidatos terão seus perfis e
projetos publicados em um portal da internet e também poderão promover
suas candidaturas nas redes sociais.
O
processo seletivo resultará na eleição dos 27 jovens que representarão
todas as unidades da federação. Eles participarão da reunião do
Parlasul, que acontece em um dos países componentes do Mercosul.
Durante
o biênio 2016/2018, os parlamentares juvenis de todos os países-membros
e associados irão elaborar propostas que contemplem as necessidades e
os anseios comuns.
No
Brasil, a iniciativa é coordenada pela Assessoria Internacional do
Ministério da Educação (MEC), com apoio do Conselho Nacional das
Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e
Tecnológica (Conif) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação
(Consed). Esse último é responsável pela condução do processo seletivo
de estudantes do Ensino Médio regular.
Aline Coelho
Assessoria Seduc-MT
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