INTEGRANTE DO GRÊMIO ESTUDANTIL TEM PROJETO SELECIONADO PELA SEDUC E CONCORRE A PARLAMENTAR DO PJM 2016

Duas estudantes do interior de Mato Grosso foram selecionadas pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) na primeira fase do Programa Parlamento Juvenil do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Nicole Ferreira Ribeiro, de Rondonópolis, e Estela Maria Vasconcelos Fronsak, de Barra do Bugres, escreveram projetos a partir do tema “O Ensino Médio que queremos” e foram escolhidos considerando os critérios originalidade, justificativa, relevância para a comunidade escolar, viabilidade de realização, linguagem e estruturação, predefinidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Os projetos “Escola e maternidade na adolescência: melhorando a qualidade de vida das mães e grávidas na escola”, de Nicole, e “A escola como espaço de inclusão e socialização: um salto sobre as barreiras da sociedade”, de Estela, contemplam a realidade local, abrindo espaço para diálogos e discussões sobre temas da educação e o protagonismo juvenil.
Tendo como orientadora a professora Carla Regina Cardoso, o projeto desenvolvido por Nicole começou após a jovem identificar três mães adolescentes e quatro jovens gestantes na unidade escolar.
A professora, que leciona História, explicou em sala de aula como o trabalho deveria ser construído, as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e prazos. “A Nicole teve a ajuda de um colega que será pai em breve. Ele dividiu as dúvidas e angústias com ela, e juntos começaram a pensar e coletar informações na internet e em entrevistas na escola”, lembra Carla.
A estudante do 2º ano do Ensino Médio tem apenas 15 anos e explicou que a convivência com o colega de sala, prestes a viver a experiência da paternidade, despertou a curiosidade em saber mais sobre a mudança de rotina na vida desses jovens e também das gestantes. “Assim, eles formularam um questionário para as colegas grávidas ou mães matriculadas na escola”, informa a professora.
Entre as necessidades detectadas estavam a alimentação mais espaçada que o ideal durante a gestação, atividades físicas apropriadas, palestras sobre saúde e cuidados com o bebê e o próprio corpo e até repensar as regras sobre saída da sala, para evitar constrangimentos em caso de enjoos ou das idas constantes ao banheiro. “Todas essas medidas têm o objetivo comum de evitar a evasão escolar”, destaca Nicole Ribeiro.
A coordenadora pedagógica da escola, Giseli Matos, argumenta que a iniciativa dos estudantes deve transformar a realidade da comunidade escolar. Já foi marcada uma reunião com o Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE) para que o projeto de Nicole seja incluído no Projeto Político Pedagógico (PPP) de 2017.
Inclusão
O outro trabalho selecionado, da estudante Estela Maria Fronsak, vem da Escola Estadual 07 de Setembro, do Distrito de Assari, 22 quilômetros distante de Barra do Bugres.
Aluna do 2º ano do Ensino Médio, Estela, que tem 16 anos, mudou-se recentemente para o distrito. Devido ao excelente desempenho acadêmico, ela foi convidada a participar do Grêmio Estudantil, e depois, no próprio grupo, começou a desenvolveu o projeto para o Parlamento Juvenil do Mercosul.
A menina comenta que já havia se sensibilizado com o tema por ter um amigo cadeirante. Assim, na nova escola encontrou no Grêmio e nos professores o apoio para a pesquisa. “Fui identificando que a unidade necessita de mais rampas, barras laterais e material pedagógico em Braille - um processo de escrita e leitura baseado em símbolos em relevo”, aponta.
O professor orientador do projeto, Gilmar Santana Neves, que é pedagogo e atua na biblioteca da escola, frisa que a ideia do projeto surgiu das inúmeras conversas com a jovem. Juntos perceberam que a necessidade da unidade é ampliar a inclusão dos estudantes com múltiplas deficiências.
Gilmar está feliz com a seleção do projeto e diz que a escola preza pelo protagonismo juvenil, tanto que os dois últimos embaixadores do Mercosul, selecionados em 2012 e 2014, são da unidade. “Sempre incentivamos a participação em projetos que tragam benefícios para a comunidade escolar. A participação ativa, construtiva e solidária do aluno faz com que ele se envolva na solução de problemas reais na escola, na comunidade e na sociedade”, afirma.
Eleição
A segunda etapa do processo eleitoral para a escolha dos parlamentares juvenis do Mercosul será uma votação online. A plataforma e o período de votação ainda serão divulgados. Os candidatos terão seus perfis e projetos publicados em um portal da internet e também poderão promover suas candidaturas nas redes sociais.
O processo seletivo resultará na eleição dos 27 jovens que representarão todas as unidades da federação. Eles participarão da reunião do Parlasul, que acontece em um dos países componentes do Mercosul.
Durante o biênio 2016/2018, os parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados irão elaborar propostas que contemplem as necessidades e os anseios comuns.
No Brasil, a iniciativa é coordenada pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação (MEC), com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Esse último é responsável pela condução do processo seletivo de estudantes do Ensino Médio regular.

Aline Coelho
Assessoria Seduc-MT

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