ESTUDANTE DE MATO GROSSO PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE ENSINO MÉDIO EM MINAS GERAIS
Representante
de Mato Grosso no Parlamento Juvenil do Mercosul, a estudante Eduarda
de Oliveira, 16, será uma das participantes do seminário “Ensino Médio
no Brasil: Sujeitos, Tempos, Espaços e Saberes”, que acontece em Belo
Horizonte, Minas Gerais, entre os dias 11 e 13 próximos.
Nesta
segunda-feira (09.03), Eduarda eleita para o cargo em 2014, enquanto
aluna da escola estadual 7 de Setembro, no distrito de Assari, zona
rural do município de Barra do Bugres, visitou o secretário de Estado de
Educação, Permínio Pinto. O mandato dela é se estende até 2016.
“É
um mérito grande participar deste Parlamento. Para mim, é um prazer
porque a gente observa que os jovens não se movem muito e estamos
discutindo o ensino médio que queremos”, resumiu a estudante.
O
secretário pediu para a aluna, após retornar da viagem, relatar as
discussões sobre o ensino médio. “A escola que vocês estão querendo é a
que nós devemos fazer”, disse o secretário, apontando as necessidades de
mudanças na qualidade do ensino em Mato Grosso.
A
experiência de compor o Parlamento Juvenil do Mercosul fez com que a
menina alçasse novos voos e conhecesse lugares que até então ficavam na
imaginação. O cargo já lhe deu a oportunidade de conhecer o tão sonhado
mar e andar de avião em duas viagens para Gramado (Rio Grande do Sul) e
Montevidéu no Uruguai.
Eduarda
explica que sente as mudanças após se transferir da escola estadual
para outra na área urbana. Agora é aluna do Instituto Federal de
Educação (IFMT), depois de deixar a zona rural de Barra do Bugres e se
mudar para Campo Novo do Parecis. “Antes, era tudo perto. Agora, a
escola fica a 15 quilômetros da minha casa”, acrescenta.
Ela
conta que a escola anterior trabalha com o protagonismo da juventude.
“É uma escola envolvida e dinâmica”, relata sobre a 7 de Setembro. Ela
conseguiu chegar ao cargo no Parlamento após passar por um concurso de
redação na rede estadual de ensino. Para ser representante, a estudante
deve representar a diversidade, ou seja, vir de uma escola do campo,
quilombola ou indígena.
“Eu
resolvi fazer o concurso e acreditava ao mesmo tempo que não, mas fiz
para poder representar os interesses dos estudantes, isso é importante.
Adoro elaborar textos e ler”, diz Eduarda, que estava lendo nesta
segunda-feira, o romance “Diário de uma Paixão”.
Ela
afirma que a experiência do programa é ótima. “Temos que conseguir
qualidade no ensino porque sempre tem o que melhorar”, acrescenta. Ela
citou como necessária a discussões sobre o bulling, que pode levar o
estudante a uma doença psicológica.
Parlamento Juvenil do Mercosul
Conforme
o Ministério da Educação, o programa está na sua terceira edição. São
27 estudantes, um de cada unidade federativa, que representam o país em
encontros nacionais e internacionais. O objetivo é promover o
protagonismo juvenil, a integração no Mercosul e abrir espaços à
discussão de temas de interesses comuns aos jovens dos diversos países.
A seleção nacional dos estudantes é feita pelo Ministério da Educação com a colaboração das Secretarias de Educação. Brasil, Argentina,
Paraguai, Uruguai e Venezuela integram o Mercosul. Os representantes
discutem a formação política e cidadã da juventude a partir do
questionamento “O Ensino Médio que Queremos”, com reflexão e discussão
sobre inclusão educativa, gênero, jovens e trabalho, participação cidadã
dos jovens e direitos humanos.
Noelma Oliveira
Assessoria Seduc/MT
Assessoria Seduc/MT
Comentários
Postar um comentário