SEDUC E SOCIEDADE ORGANIZADA DEBATEM COMBATE A HOMOFOBIA

Trabalhar a homofobia nas salas de aula com objetivo validar e garantir as especificidades destes grupos nas políticas e ações governamentais de educação. Essa foi a proposta debatida durante a primeira reunião promovida pelo Ministério da Educação, junto aos representantes da educação estadual de todo o Brasil, na primeira semana de maio.
A Secretaria de Estado de Mato Grosso integrou o GT Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra LGBT’S (Lésbiscas, Gays, Bissexuais e Transexuais) e de Promoção da Cidadania Homossexual. Representado pela professora da Superintendência de Formação, Adriana Sales, o grupo teve ainda participantes de setores do MEC e sociedade civil, indicados pelos respectivos segmentos.
Para a professora Adriana, que também representa a Articulação Nacional das Travestis e Transexuais (Antra) as discussões foram importantes para atingir o objetivo destes grupos nas políticas e ações governamentais de educação.
Foram tratados assuntos resultantes da Conferência Nacional de Educação, de reivindicações dos movimentos da sociedade civil e das ações já realizadas pela Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade (Secad). Para o representante do Secad, secretário André Lázaro, é preciso múltiplos olhares sociais para que o que já está posto seja avaliado, repensado e implementado de maneira à contemplar as diversidades.
A observação de Lázaro foi fortalecida pela coordenadora do Programa, no Mec, professora Rosilea Wille.  Conforme ela, é muito importante as parcerias entre movimentos sociais organizados e as secretarias Estaduais e Municipais de Educação. “Possibilitam a interlocução nas discussões de sexualidade, gênero e identidades”.
Conforme Adriana, a Seduc já debate a temática internamente, possibilitando fomentar e repensar as posturas pedagógicas nas unidades escolares. “A Superintendência de Formação faz isso por meio dos Centros de Formação e Atualização de Professores” , disse. (coloborou Adriana Sales)
 Fonte: Assessoria de Comunicação/Seduc-MT.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente do Grêmio Estudantil Neuza Gabrielly Silva está entre os quatro estudantes de MT, pré-selecionados para Parlamento Jovem 2018

CÂMERAS FLAGRAM SECRETÁRIO DE FINANÇAS DE BARRA DO BUGRES RECEBENDO PROPRINA DE EMPRESA DE MEDICAMENTOS

ESCRITORA MATO-GROSSENSE MARTA COCCO PARTICIPA DE RODA DE CONVERSA NA EE 7 DE SETEMBRO