SEDUC SELECIONA ESTUDANTES QUE REPRESENTARÃO O ESTADO NO PARLAMENTO JUVENIL DO MERCOSUL 2012

Os alunos Fernando Vinícius do Carmo Castro (da Escola Estadual  Liceu Cuiabano, de Cuiabá), Bruna Lauane da Silva Ferreira  (da EE Angelina Franciscon Mazutti, do município de Campos de Júlio) e Vinícius Rodrigues Oliveira dos Santos (da Escola Estadual de Campo 07 de Setembro, da cidade de Barra do Bugres) representarão Mato Grosso na etapa nacional do Programa Parlamento Juvenil do Mercosul  2012, que será realizado em Brasília, no mês de agosto.
Na etapa nacional será selecionado um estudante de cada Estado. O escolhido de Mato Grosso também passará pelo processo de seleção democrática. O eleito tem mandato de dois anos e, durante esse período, participa de diversas ações sociais. No total, 81 participantes de todo o país participarão da seleção nacional e, destes,  27 serão escolhidos  para  integrar a delegação jovem brasileira durante encontro, no mês de setembro, na Colômbia.
Para 2012, o Programa Parlamento Juvenil do Mercosul estabeleceu  categorias para a seleção da fase estadual: um representante do sexo masculino, outro do feminino e um terceiro que representando a diversidade brasileira (racial, cultural e/ou inclusiva).  “Nós tivemos sete inscrições e contamos com representantes de uma escola de campo para a etapa nacional”, pontua a técnica da Coordenadoria de Projetos Educativos da Secretaria de Estado de Educação, Telma Oliveira.
Ela cita que apesar de toda a divulgação sobre o  projeto e a importância sobre a participação na formulação de políticas para a construção de um Ensino Médio que atenda aos anseios dos jovens, a mobilização ainda é tímida.  Ela defende a mobilização dos alunos para a discussão de temáticas que serviram como subsídios para a melhoria da oferta da educação.
O Projeto Parlamento Juvenil do Mercosul teve origem no Uruguai e é apoiado por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela. Ele se propõe a contribuir para a formação política e cidadã dos jovens, dando-lhes ferramentas para que participem ativamente dos grupos e comunidades de que fazem parte. O evento tem o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

 PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente do Grêmio Estudantil Neuza Gabrielly Silva está entre os quatro estudantes de MT, pré-selecionados para Parlamento Jovem 2018

CÂMERAS FLAGRAM SECRETÁRIO DE FINANÇAS DE BARRA DO BUGRES RECEBENDO PROPRINA DE EMPRESA DE MEDICAMENTOS

ESCRITORA MATO-GROSSENSE MARTA COCCO PARTICIPA DE RODA DE CONVERSA NA EE 7 DE SETEMBRO