ESTUDANTE DE CAMPOS DE JÚLIO REPRESENTA MT NO URUGUAI

A estudante Ana Cristina Soares de Almeida, 17 anos, da Escola Estadual Angelin Francisco Mazzutti, da cidade de Campos de Júlio, representou Mato Grosso no encontro do Parlamento Juvenil do Mercosul 2010, realizado em Montevidéu, no Uruguai, na última semana. O encontro, que teve como tema ‘A escola de Ensino Médio que queremos’, teve como proposta abrir espaços para que os jovens do bloco econômico trocassem idéias e dialogassem sobre as necessidades e os acertos na área educacional.
As atividades foram encerradas com a elaboração de documento único em que foram elencadas as prioridades a serem adotadas por cada país para a melhoria e ampliação da oferta do ensino médio. “Todos se empenharam muito durante a construção das propostas coletivas. O trabalho foi elaborado dentro de uma visão absolutamente democrática. Os participantes uniram-se no intento de melhorar algo que vai servir a outros. Estamos pensando no país de uma maneira global, em um verdadeiro exercício de cidadania”, conta Ana que já está no último ano do ensino médio e irá prestar vestibular para o curso de Direito em dezembro.
Ela conta que conhecer a experiência de outros países possibilitou a reflexão sobre os aspectos positivos do Brasil na área educacional. “Em Mato Grosso as escolas trabalham pautadas na gestão democrática. As eleições para diretores são realizadas a cada dois anos. Já no Uruguai a gestão não é assim. Adotamos ainda o uso do uniforme para a identificação dos alunos. Percebi ainda que não existe o fomento a prática acadêmica por meio dos grêmios estudantis. Temos muitos direitos já assegurados”, finaliza. “Ela ainda completa que “a acessibilidade, apesar de nossas deficiências, já é um benefício ofertado pela rede pública, mas no Uruguai, por exemplo, ainda não é uma ação efetiva na rede’.
Antes de embarcar para o Uruguai, Ana e os estudantes Daniely Aparecida Gonçalves Leite, da Escola Estadual “7 de Setembro”, do município de Barra do Bugres; Raviano Dos Santos Coelho, da Escola Estadual “Antonio Gomes Primo”, de São José do Xingu e a professora Jeane Berbel Santana, de Barra do Bugres, da Escola Estadual “7 de Setembro”, foram escolhidos para representar Mato Grosso na Seleção Nacional do Encontro do Parlamento Juvenil do Mercosul, que aconteceu em Brasília, no mês de setembro de 2010. Lá, os estudantes assistiram a palestras sobre o Mercosul, além de participarem de oficinas preparatórias com música, comunicação, teatro, vídeo, fotografia, expressão corporal, rádio e animação. Lá, Ana foi definida como sendo a representante de Mato Grosso no encontro internacional. Tiveram ainda a oportunidade de conversarem com o senador Sérgio Zambíasi (PTB/RS).
Foram selecionados inicialmente, 81 estudantes (de 14 a 17 anos) e outros 19 pelo Unicef para que representassem a diversidade nacional (indígenas, quilombolas, jovens de comunidades populares, da Amazônia e do semiárido nordestino) para a participação nos debates. Desse grupo, foram selecionados 27 alunos e nove professores para representar o Brasil durante as discussões no Uruguai.
A experiência dos alunos somente foi possível graças a divulgação do material feita, inicialmente pelo site institucional da Seduc, e posteriormente com cartazes as unidades escolares. A seletiva contou com a inscrição de dez estudantes e nove professores em Mato Grosso. E a professora Neiva Boeno, que atua na Coordenadoria de Projetos Educativos (CPE) foi a responsável pelo trabalho junto as unidades.
Diário de Bordo
A experiência vivenciada por Ana será compartilhada com os demais alunos da rede pública de Mato Grosso. A ideia, segundo a jovem, é fazer um breve relato sobre as ações por meio de um ‘Diário de Bordo’. Esse documento então será encaminhado para as unidades públicas de Mato Grosso. “Sou representantes de nosso estado e não posso guardar tudo o que aprendi”.

Assessoria/Seduc-MT

Comentários

  1. Parabéns!
    A todos vocês jovens que lutam por um Brasil mais politizado, podem crer que vocês estão fazendo história em um momento que o mundo passa por um marasmo imenso em que o capital é a mola propulsora e não a ideologia, o pensamento criativo e critico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente do Grêmio Estudantil Neuza Gabrielly Silva está entre os quatro estudantes de MT, pré-selecionados para Parlamento Jovem 2018

CÂMERAS FLAGRAM SECRETÁRIO DE FINANÇAS DE BARRA DO BUGRES RECEBENDO PROPRINA DE EMPRESA DE MEDICAMENTOS

ESCRITORA MATO-GROSSENSE MARTA COCCO PARTICIPA DE RODA DE CONVERSA NA EE 7 DE SETEMBRO